Rss

Cursos de Extensão na SP Escola de Teatro!

A SP Escola de Teatro de São Paulo está com vários cursos de extensão abertos.

LEMBRE-SE: GRATUITO!

Dramaturgia brasileira moderna – raízes

Orientador: Aimar Labaki

Objetivo
Possibilitar um contato mais aprofundado com a tradição dramatúrgica moderna brasileira e a experiência de escrita para o palco em diálogo com essa tradição.

De 12 de setembro a 16 de novembro
Terças e Quintas – das 19h30 às 22h30.
Local: Sede Roosevelt / Praça Roosevelt 210 – Centro


Oficina de dramaturgia para mulheres imigrantes

Orientadora: Cris Gomes

Objetivo
Apresentação de conteúdo teórico sobre os temas: personagem, teoria dos gêneros, diferentes narradores, tempo e espaço, discussão e análise de uma obra dramática.
Discussões e compartilhamento de textos e experiências sobre temas como: Mulher, imigração, diáspora, precariado, movimentos migratórios e etc.
Haverá exercícios práticos de criação literária.

De 5 a 26 de setembro
Terças – das 19h30 às 21h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás


Oficina teórico-prática baseada no processo criativo da peça Nos Tempos de Gungunhana

Orientador: Klemente Tsamba (Moçambique – África)

Objetivo
Esta oficina percorrerá a história de Moçambique desde os Tempos de Gungunhana, destacando a tradição cultural dos povos do sul. Os ritmos, as danças, os cânticos, o teatro comunitário, entre outras. Esta intervenção tem como objetivos apresentar várias expressões artísticas ligadas a cultura tradicional moçambicana que são afinal a base do teatro local e, simultaneamente desafiar o público da lusofonia, a identificar pontos em comum, base para um diálogo intercultural positivo. Construção de jogos performativos baseados no teatro comunitário moçambicano.

25 de agosto, sexta feira –  das 19h30 às 22h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS


OFICINA O CORPO EM ESTADO DE PRESENÇA E ESCUTA – São Paulo/Brasil

Orientadora: Letícia Bortoleto – Grupo Dragao7

Objetivo
De que forma o corpo do ator se relaciona com o espaço? E com os outros atores? E com cada elemento que compõe a cena? Música, texto, gestos, intenções… como estar atento a si, escutar e responder aos estímulos externos provocados por esses elementos? É necessário estar presente aqui e agora, entendendo os próprios impulsos para criar impulsos no outro e simultaneamente responder aos estímulos e provocações do meio externo. Isso constitui o estado de presença e a escuta, de si e do outro, permite a perpetuação desse estado durante o tempo da cena, da peça, do estudo. Nas três horas que estaremos juntos, vamos trabalhar conteúdo do teatro e da dança, entendendo gesto, ação, voz e pensamento como um só organismo no corpo que compõe a cena.

25 de agosto, sexta feira –  das 14h30 às 18h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS


“Dança para todos os corpos”

Orientador: Marcos Abranches

Objetivo
Tem como proposta trabalhar com práticas corporais de consciência corporal; exploração do movimento; respiração e concentração; considerando o público a que se dirige. O curso visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, buscando não excluir ninguém das experimentações.
Possibilitar o desenvolvimento da percepção do espaço e do corpo no espaço dentro e fora da sala de aula. Possibilitar a compreensão do movimento como um todo organizado, buscando preparar e fortalecer o corpo para o cotidiano. Fazer profundas e efetivas mudanças posturais, transformando a forma do corpo de dentro para fora. Estimular a coordenação motora, o senso rítmico e, principalmente, a criação artística da dança. Proporcionar apropriação anatômica do seu próprio corpo através de imagens táteis e de sensações que surgem através do toque em cada região. Trabalhar a consciência do peso de seu próprio corpo, através do contato físico com objetos e com os outros corpos. Oferecer recursos para a realização de pequenas e grandes transferências de peso na dança. Explorar e aprofundar o tato e o contato dos participantes, importantes componentes para suas atividades cotidianas e também para o desenvolvimento da dança.

De 28 de agosto a 26 de outubro de 2017
Segundas e quintas – das 18h30 às 20h
Local: Teatro Sergio Cardoso. (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista)

Maiores Informações: SP Escola de Teatro

Deixe uma resposta

Tweeter button Facebook button Youtube button